segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Turismo Cultural

Missões Jesuíticas - Patrimônio da Humanidade



"Conhecer as Missões é entender as raízes do sul do Brasil e da América Latina. É uma verdadeira viagem no tempo."

A experiência vivida pelos padres da Companhia de Jesus e índios guaranis neste território, sob o domínio da Coroa Espanhola constitui-se no marco inicial da formação da identidade do gaúcho. Os 7 povos das Missões - São Nicolau, Santo Ângelo Custódio São, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, São João Velho, São Miguel Arcanjo e São Borja - reuniram milhares de índios numa sociedade altamente desenvolvida e reconhecida por Voltaire Montesquieau com a utopia do Cristianismo - A Terra sem Males.

O conjunto de remanescentes e ruínas de São Miguel Arcanjo é reconhecida pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade.

* Atrativos:
- Os demais sítios arqueológicos
- Tekoa Kóénju (aldeia guarani) Conhecer as missões sem ter contato direto com os "guaranis" é perder grande parte desta história.

* Arte Sacra:
Circuito das imagens missioneiras
Religiosidade - Catedral Angelopolitana, Capela do Colégio Verzeri e Santuários
Museus - Santo Ângelo e Casas de Cultura

* Arte e Artesanato Missioneiro:
A Madeira, a pedra, a fibra, o couro, são transfomados por talentosos artesões em objetos de cores marcantes, formas iconográficas e a magia do missioneiro. (Coleção Institucional Rota Missões).

* Gastronomia Missioneira:
Milho, mandioca, batata-doce, feijão, frutas, peixes e aves faziam parte da comida guarani. O uso da erva-mate na forma de chimarrão, símbolo na cultura gaúcha, também teve origem com o povo guarani. Os jesuítas espanhóis introduziram os parreirais, a fabricação do vinho, o sal e frutas cultivadas, e foram os primeiros a fazer o pão usado nas celebrações religiosas. Com a chegada de outros povos: portugueses, africanos, alemães, italianos e poloneses, a gastronomia incorporou outros sabores e aromas.

* Festa Missioneiras:
Representam a diversidade dos povos que representam o "gaúcho missioneiro", são religiosas, étnicas e culturais.

*Rotas e Roteiros:
Iguassu - Missiones
Rota Missões
Pedras e Águas que Encantam
Água e Pedras Preciosas

Venham Visitar as MISSÕES, Berço Cultural do Rio Grande do Sul!


Mais Informações: http://www.rotamissoes.org.br/


fontes deste texto: http://www.turismo.rs.gov.br/

Nenhum comentário: